Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Espiritualidade no mundo animal.

Animais: espíritos irmãos.
Muitos de nós já tivemos a oportunidade dada por nosso Pai Maior de vivenciar momentos de felicidade que se fizeram possíveis pela simples presença de um animal.
Um passarinho cantando descompromissadamente, uma formiga usando toda sua força para transportar uma pequenina folha são apenas alguns exemplos, porém os animais que mais nos inspiram sentimentos fraternais são os mais próximos do nosso convívio, os quais chamamos de animais de estimação e assim são chamados pela grande estima que alimentamos por eles quando percebemos com o passar do tempo sua dedicação para conosco.
Atualmente já estão mais do que provados cientificamente os benefícios que o convívio com animais traz para os seres humanos. São tratamentos terapêuticos com cavalos, conforto emocional a órfãos e idosos dados por cães em abrigos, que decidiram contar com a caridade desses nossos irmãos espirituais para darem em troca unicamente um prato de comida, água e afeto. Essa troca pode parecer injusta, porém aos quem tem fé no Pai Oxalá e em sua sabedoria fica a certeza de que tudo no universo é perfeito, e o caminho espiritual dessas criaturas tão boas é um caminho de luz.
Muitos já perguntaram em algum momento: o que acontecerá com meu bichinho quando ele desencarnar? Será que eles têm alma? Reencarnam?
Os animais têm alma sim, porém esta é diferente da humana, de gradação inferior e por não possuírem inteligência, os animais não possuem igualmente consciência, livre-arbítrio, senso moral nem responsabilidade, são guiados por seus instintos que ocupam uma posição bastante inferior à consciência na escala evolutiva.
Contudo isso não quer dizer que a existência dos animais não passe por uma evolução.  Esta se dá, diferentemente de nós humanos, somente a partir de conhecimento adquirido por orientação de Espíritos da Natureza, em grupos específicos a cada raça, após o desencarne.
       A Lei do Progresso só se aplica plenamente através da Reencarnação. Sabendo, portanto, que o progresso também está no reino animal temos a resposta para mais esta pergunta.
A Reencarnação no reino animal é quase seqüencial à morte, sem possibilidade de escolha em que espécie encarnar, devido à falta de livre-arbítrio (excetuando-se os casos de animais que demoram a reencarnar devido à decisão de espíritos deles incumbidos que mantêm alguns no mundo espiritual, em tarefas auxiliares às atividades daquele plano). A reencarnação em diferentes espécies se dá através do acúmulo de experiências.
Em 1940 o Espírito Emmanuel em O Consolador diz:
“Considerando que eles igualmente possuem, diante do tempo, um porvir de fecundas realizações, através de numerosas experiências chegarão, um dia, ao chamado reino hominal, como, por nossa vez, alcançaremos, no escoar dos milênios, a situação de angelitude.”
Muitos cientistas tentam até os dias atuais encontrar o “elo perdido” que ligaria homem e animal, porém a ciência física ainda está longe desta descoberta, uma vez que todo o processo acontece fora do plano físico. Os animais que se destacam realizam estágios intermediários de vida material em planetas inferiores à Terra. Nesses planetas, engenheiros siderais, prepostos do Pai Maior, modificam seus revestimentos espirituais (perispírito), para adequá-los à fala e à vida racional.
Que maravilha é saber que ao cuidarmos de um cão ou gato de estimação também estamos contribuindo fraternalmente para a evolução desse espírito, que foi assim como nós criados por Deus/Zambi. E certamente ele (animal) contribuindo para nossa evolução, dando-nos a oportunidade de praticarmos a caridade.
Queridos irmãos, gostaria de finalizar este texto me aproveitando mais uma vez das palavras do Espírito Emmanuel, em O Consolador:
“A escala do progresso é sublime e infinita. No quadro exíguo dos vossos conhecimentos, busquemos uma figura que nos convoque ao sentimento de solidariedade e de amor que deve imperar em todos os departamentos da Natureza visível e invisível. O mineral é atração. O vegetal é sensação. O animal é instinto. O homem é razão. O anjo é divindade. Busquemos reconhecer a infinidade de laços que nos unem nos valores gradativos da evolução e ergamos em nosso íntimo o santuário eterno da fraternidade universal”.
Axé!
 Por: Roberta Pereira de Paula

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
KÜHL, Eurípedes. Animais, nossos irmãos. Editora Petit, SP. 1934.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda