Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

terça-feira, 15 de março de 2011

Umbanda



Falar sobre a religião de Umbanda não é uma tarefa fácil, principalmente quando há tanta diversificações e ramificações diferentes, porém ao contrário do que muitos pensam ao invés disso enfraquecê-la, é o que torna a Umbanda única e exclusiva dando aos seus integrantes uma liberdade única , tratando e acolhendo a todos independente de sua cor, credo, raça, opção sexual, condição econômica, nível social ou de instrução.  A Umbanda é uma religião para todos, com várias nuances, mas que acolhe seus filhos sempre de braços abertos, como uma verdadeira mãe.
O que está escrito aqui talvez possa não estar de acordo com o que pratica e o que pregam muitos centros umbandistas, pois cada centro varia sua forma e seus rituais, de acordo com a região em que está ou de acordo com seus guias ou o chefe de terreiro. Mas lembre-se que o que realmente unifica a Umbanda é o amor ao próximo e a caridade que são suas duas principais características e isso não muda em nenhum centro realmente Umbandista.
Tentarei passar o meu pouco conhecimento a todos da maneira mais simples e clara possível, para aqueles que não são Umbandistas consigam entender à nossa religião quebrando alguns preconceitos, e aqueles que são Umbandistas, que aqui encontrem um local de referência para troca de idéias, tirar dúvidas, intercambiar experiências e demonstrar como é bonita a nossa fé.
A Umbanda é uma religião que conceitua-se na prática do bem ao próximo não permitindo fazer o mal, caso esta prática aconteça provenientes de terreiros ou médiuns, não pode-se dizer que a prática exercida seja a Umbanda, pois a mesma condena estes atos.
Embora a Umbanda seja cultuada em extenso é uma religião nova (em termos históricos é claro), pois possui pouco mais de um século. A Umbanda trabalha com entidades, espíritos que já estiveram encarnados num passado próximo ou distante, através do fenômeno da incorporação, onde a entidade utiliza da matéria do médium para trabalhar, está incorporação pode ser consciente ou inconsciente parcial ou total. Na incorporação consciente é o estado em que o médium é acolhido e a entidade toma "posse" da matéria, formando a partir daí um trabalho em conjunto (médium/entidade), isso porque a entidade não é dona da matéria, apenas a utiliza respeitando um espírito que esta encarnado e que em hipótese alguma abandonará esta matéria. Neste caso a entidade não tem acesso a mente do médium a ponto de fazê-lo perder a consciência de seus atos. Na incorporação parcial ou total é possível de acontecer, prevalecendo a consciência da entidade, daí a dizer-se trabalho em conjunto, pois, no momento em que a entidade atua sobre a matéria, exprime atos, pensamentos, sentimentos e vontades dela, podendo ter ou não um pouco de consciência do médium. Com base nisso, podemos afirmar que as entidades trabalham em uma mente consciente e que, de alguma forma esta mente possa controlar as entidade, em termos de organização e não de imposição.
Na Umbanda os meios de trabalho são exercidos através de linhas que vibram em determinados pontos da natureza e que utilizam espíritos que vibram na mesma natureza. Temos 7 (sete) linhas de trabalho que podem variar de casa pra casa, de região pra região, mas mostraremos 7 Linhas Trabalhadoras de Umbanda:
1) Linha de Exus - Podemos encontrá-los na linha da esquerda, são espíritos em evolução, mas com papel importante na Umbanda, pois, por estarem mais próximos da matéria servem como os guardiões do plano terrestre , tendo como função de defender e desmanchar o mal e promover o equilíbrio da natureza. Muitos os confundem com demônios ou espíritos ruins o que não é verdade , pois os Exus são entidades que devem ser respeitadas e valorizadas, pois nos ajudam muito. Muitas vezes certas entidades (kiumba) se fazem passar por Exus e fazem “de tudo” em troca de qualquer coisa material (oferendas, sangue, animais etc.), pois o que eles querem é fazer o mal ao próximo e se divertem com isso. Os kiumbas estão longe e muito de serem Exus de Umbanda, por isso antes de pedir algo a uma Entidade, veja bem onde pisas, porque pode ser um kiumba. Na Umbanda os Exus estão sob a Lei de Umbanda e Lei de Umbanda é Lei de Deus.
2) Linha de Ogum - É dividida em 7 (sete) legiões: Ogum Beira-Mar, Ogum Rompe-mato, Ogum Megê, Ogum Íara, Ogum de Lei, Ogum de Malei e Ogum de Ronda. São entidades chamadas de caboclos que vibram na linha do orixá Ogum.
3) Linha de Oxóssi - São caboclos índios, chamados caboclos de pena, que um dia pisaram no solo brasileiro. Juntamente temos a linha de Boiadeiro, espíritos evolutivos de boiadeiros possuidores dos mesmos arquétipos dos caboclos. O fato de vibrarem nesta linha não quer dizer que em suas encarnações eram índios ou boiadeiros, apenas se identificam com a vibração das matas.
4) Linhas das Almas - São entidades reconhecidas na Umbanda como possuidores de coroas (luz/elevação espiritual) são denominadas de "Preto-velho e Preta-Velha", conhecedores de todas as Mirongas (segredo) da Umbanda. Esta falange é denomida Yorimá, representam a velhice, mas não no sentido material. Mas como arquétipos, cabendo em um contexto de maturidade, vivência e orientação espiritual. Cabe a eles zelar pelo terreiro, tomando a posição de mentores espirituais.
5) Linha de Yori - São espíritos infantis, representando as crianças e são denominados na Umbanda popularmente como "Meninos de Angola". São espíritos muito puro e inocente. Muitos subestimam o real poder dessas entidades que tanto bem fazem. Mas “o que Criança na Umbanda faz, nem Exu desfaz.”
6) Linha de Yemanjá - Esta é uma das linhas mais poderosas da Umbanda. Representam entidades que manifestam na linha das águas. Representam as sereias (não possuem forma de sereias e apenas uma simbologia para representar a linha vibratória das entidades) e marinheiros. Trabalham com a força de Yemanjá (água salgada). Possuem um lindo trabalho de limpeza e purificão.
7) Linha de Xangô - São entidades (caboclos) que vibram na linha da pedreira. Possuem muita força vibratória já que estão na mesma vibração de Xangô (fogo) e possuem estrutura pesada como uma rocha.
Assim é formada as 7 (sete) linhas de trabalho da Umbanda, que todo médium possui, não podendo esquecer de citar a linha da esquerda , detentores lavras ou restos de poeira astral (tudo que resta em um determinado trabalho), no qual os Exús são encarregados de transportarem para outra dimensão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda